Papa Bento XVI encontra-se com lefebvrianos…

Vaticano Num “clima de amor pela Igreja”, Bento XVI recebeu, no dia 29 de Agosto, o bispo Bernard Fellay, sucessor do arcebispo francês Marcel Lefebvre como superior geral da Fraternidade de São Pio X, com o “desejo de chegar à perfeita comunhão”. Segundo informou depois o director da Sala de Imprensa da Santa Sé, Joaquín Navarro-Valls, o encontro aconteceu no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, em resposta a um pedido de D. Fellay.

Marcel Lefebvre (1905-1991), bispo francês que recusou o Concílio Vaticano II, ordenou quatro bispos, em 1988, consumando um cisma. Os seguidores de Lefebvre não aceitam “inovações” como a missa em língua vernácula, o ecumenismo ou o diálogo inter-religioso.

…envia condolências às vítimas da peregrinação Xiita…

O Papa Bento XVI expressa dor pela tragédia ocorrida no dia 31 de Agosto em Bagdade, durante uma peregrinação Xiita. Num telegrama enviado ao Núncio Apostólico no Iraque, o Papa pede que faça chegar aos familiares das vítimas as suas condolências.

Bento XVI rezou para que se instaure no Iraque um clima de reconciliação e recíproca confiança. O Papa deseja que todos os crentes num único Deus se unam na condenação de todas as formas de violência e colaborem para que regresse a concórdia à terra iraquiana.

Também os católicos iraquianos ficaram comovidos com o massacre de peregrinos muçulmanos. “É uma pena que uma peregrinação religiosa se tenha convertido num drama para todos, pois este devia ser um dos primeiros actos com os quais os xiitas podiam expressar a liberdade religiosa, depois de anos em que haviam visto ameaçada a sua religiosidade” – referiu o arcebispo Fernando Filoni à agência missionária AsiaNews.

…e reza pelos afectados do furacão

Bento XVI manifestou a sua dor pelas vítimas provocadas pelo furacão Katrina, nos Estados Unidos, numa mensagem dirigida às autori-dades civis e eclesiásticas desse país.

No telegrama, enviado pelo cardeal Angelo Sodano, Bento XVI “assegura suas orações por todos os afectados, encomendando a Deus todos os falecidos e todas as famílias afligidas pela dor”.

A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos mobilizou-se com uma colecta nacional a favor das vítimas. As «Catholic Charities» – Cáritas americana – das dioceses do país estão a oferecer ajuda psicológica e distribuem os primeiros auxílios.