Projecto preserva património natural de Estarreja

Aprovado pela Direcção Regional do Ambiente A Direcção Regional do Ambiente e Ordenamento do Território do Centro (DRAOT-C) aprovou o “Projecto de Conservação e Valorização do Património Natural de Estarreja”, apresentado conjuntamente pela Câmara Municipal e por um grupo de investigadores, ligados à área ambiental, da Universidade do Porto.

O projecto visa divulgar e preservar o património natural do Baixo Vouga Lagunar, situado mas freguesias estarrejenses de Salreu e Canelas. Para tal, serão implementadas medidas que permitam criar percursos de visita nesse espaço natural, desenvolver acções de conservação da natureza e de educação ambiental, sensibilizar as populações locais para a importância deste meio natural, divulgar e promover esse património, junto dos potenciais utilizadores.

As freguesias de Canelas e de Salreu, com os seus esteiros, sapais, pauis e zonas agrícolas de “bocage”, acolhem uma vastíssima e diversificada fauna e flora, com inúmeras espécies de mamíferos (com destaque para a lontra e o toirão), de peixes, de anfíbios, de insectos e, sobretudo, de aves aquáticas e mesmo de rapina, para além de aqui existirem importantes colónias de cegonhas e de garças-vermelhas.

Por tudo isso, algumas destas áreas estão classificadas, a nível da União Europeia, como ZPE (Zonas de Protecção Especial) e como IBA (Important Bird Area in Europe), o que não significa que estejam devidamente protegidas, tanto da caça ilegal como de outras práticas que atentam contra o meio ambiente.