PS com maioria absoluta – 120 deputados

Portugal virou à esquerda. Ainda sem apurar os círculos da emigração, o PS obteve 45% dos votos, elegendo 120 deputados (mais 25 do que nas legislativas de 2002). O PSD obteve 28,6% dos votos e elegeu 72 deputados (menos 40). A terceira força mais votada foi o PCP-PEV, com 7,5% dos votos e 14 deputados (mais dois). O CDS teve a preferência de 7,2% dos eleitores e elegeu 12 deputados (menos dois do que há três anos). O BE, com 6,3%, elegeu 8 deputados (mais cinco do que em 2002). A abstenção foi de 34,9%, o valor mais baixo desde 1987.

Resultados em Aveiro

No distrito de Aveiro, o PS, com 41%, subiu dez pontos em relação a 2002, quando conseguiu apenas cinco deputados. O PSD (35,6%) elegeu seis deputados. Em 2002 tinha eleito oito. O CDS (9,7%) perdeu um deputado. Apenas elegeu o líder, Paulo Portas, quando apostava na eleição de um terceiro deputado pelo distrito.

O PCP (3,5%) não conseguiu eleger Ilda Figueiredo. Melhor esteve o Bloco de Esquerda, com 5% dos votos. No distrito abstiveram-se 34% dos eleitores.

Luto em Aveiro

Na cidade dos canais as eleições ficaram marcadas pelo luto nas duas principais forças políticas. Do PS, Braga Alves, presidente da Junta de Freguesia da Glória, teve um ataque cardíaco quando ajudava a organizar as mesas de voto na Escola Secundária José Estêvão, ainda não eram oito da manhã. Braga Alves teria completado ontem 67 anos.

Também devido a um ataque cardíaco, faleceu Manuel Oliveira, número três da lista de deputados do PSD. Manuel Oliveira, 47 anos, era natural de Lobão, Santa Maria da Feira, e vivia em Sandim, Vila Nova de Gaia.

Deputados por Aveiro

PS

Manuel Pinho

Maria Rosário Carneiro

Pedro Nuno Santos

Elísio Costa Amorim

Afonso Candal

Rosa Maria Albernaz

Armando França

Helena Terra

PSD

Luís Marques Mendes

Hermínio Loureiro

Luís Montenegro

Regina Bastos

José Manuel Ribeiro

Jorge Tadeu

(Com a morte de Manuel Oliveira, número três da lista, é eleito deputado Jorge Tadeu)

CDS/PP

Paulo Portas