“Fazei o que Ele vos disser” (Jo 2,5)

A Igreja portuguesa celebra entre os dias 12 a 19 de Novembro a semana de oração pelos seminários. Nesta semana, os cristãos de Portugal são chamados a ter de forma…


Estátua de D.ª Teresa nos 900 anos de Albergaria

A mãe de D. Afonso Henriques assinou há 900 anos a “Carta do Couto de Osseloa”, que é a “certidão de nascimento” de Albergaria-a-Velha.   No sábado, 11 de novembro,…


Desconhecimento do outro contribui para caricaturas que criam obstáculos

  A grande Rutura: Olhares cruzados sobre Lutero e a Reforma Protestante Porfírio PINTO (coord.) Paulinas 254 páginas 17,70 euros     Podemos encontrar excelente doutrinação e profundas interpelações na…


Estranha oferta do Papa: “Dia Mundial dos Pobres”

Podemos encontrar excelente doutrinação e profundas interpelações na “Mensagem do Santo Padre Francisco para o I Dia Mundial dos Pobres”, que será, este ano, no próximo dia 19. É muito…


Dar as mãos para sermos muitos

  Que fazer? Vamos resignar-nos a uma chaga com tais dimensões, como se de uma fatalidade impossível de contrariar se tratasse? De modo algum. Estamos convencidos de que as causas…


A vida em Seminário

O reitor do Seminário de Aveiro explica neste texto as mudanças por que passa o Seminário de Aveiro e convida, desde já, para a vigília de oração pelos seminários no…


Bienal Internacional de Cerâmica abre a 28 de outubro

No próximo sábado, pelas 16h30, será inaugurada no Museu de Aveiro / Museu Santa Joana, a 13.ª edição da Bienal, que decorrerá até 4 de dezembro, cerimónia que inclui a…


Mais perguntas

  O clima de desconfiança generalizou-se e atingiu profundidades difíceis de avaliar. Quem é que falhou? Quem ou o quê é culpado? Quem distribui com transparência as ajudas? Que dividendos…


500 anos da Reforma Protestante: de inimigos a irmãos

A Comissão Diocesana da Cultura (CDC) promove hoje um diálogo sobre a Reforma protestante. O presidente da CDC reflete neste texto sobre o caminho percorrido – de inimigos a irmãos…


Para que serve planificar? Para copiar Deus!

    “Para que serve planificar?”, perguntou o P.e Licínio Cardoso para a seguir a projetar no ecrã e apontar as várias pistas que fazem a resposta. Serve para “tornar…